Taxa de evasão na UFPA cresce em 2%

COMPARTILHEM !!!


O Liberal, domingo 10 de abril de 2011   

VOCAÇÃO - Pró-reitor avalia que ingresso de alunos mais jovens está na raiz do problema

A taxa de evasão de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) saltou de 6,52% em 2009 para 8,07% em 2010, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFPA, Erick Nelo Pedreira, com base nos indicadores do Relatório de Gestão de 2010 da UFPA. Em 2010, a UFPA registrou um crescimento de 9,3% no número de alunos matriculados na graduação. Foram 33.275 estudantes. A taxa de evasão aumentou quase 2% em comparação a 2009. 'O principal motivo é o fato dos alunos entrarem cada vez mais jovens na universidade e por vezes descobrirem que a opção não é a que desejam para a atividade profissional', avalia Erick Pedreira.
O dilema entre os estudantes é como fazer a escolha da carreira correta. Psicóloga da UFPA e coordenadora do projeto Orientação Profissional a Estudantes e Trabalhadores (Opet), Belízia Barcessat diz que a decisão não é simples e demanda reflexão. 'A escolha tem que estar baseada numa reflexão muito cuidadosa, o estudante tem que, principalmente, buscar informação', afirma a psicóloga, que recomenda suporte e apoio dos pais e da escola, que devem auxiliar e esclarecer as dúvidas do jovem.
Segundo a psicóloga, uma boa escolha leva em conta autoconhecimento, informação e tomada de decisão. Primeiro o estudante deve procurar conhecer suas habilidades, afinidades, dificuldades e limites. 'Além de entrar em contato com sua história pessoal, como o que mais gostava de fazer quando criança, e acadêmica', completa Belízia. Em seguida, o jovem deve reunir o máximo de informações sobre cursos, profissões, mercado de trabalho. Por último, o estudante deve agregar as duas primeiras etapas para tomar a decisão. Na dúvida, o estudante deve levar ponderar os prós e contras.
O estudante também pode procurar ajuda de um especialista e fazer um teste de orientação profissional. 'O teste vocacional aponta tendências. São recursos úteis se bem utilizados, aplicados e adaptados ao contexto de vida da pessoa', pondera a psicóloga, ao informar que a universidade desenvolve o projeto Opet, vinculado à clínica de psicologia, com serviço gratuito de auxílio no processo de escolha. Os interessados podem procurar a faculdade de psicologia no campus da UFPA, no Guamá.



COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Taxa de evasão na UFPA cresce em 2%"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores