Peruanos/as decidirão futuros/as representantes do país este domingo

COMPARTILHEM !!!


Karol Assunção
Adital
 
No próximo domingo (10), cerca de 19 milhões de peruanas e peruanos irão às urnas para decidir os futuros representantes do país. Além de presidente, os eleitores votarão em representantes para o Congresso Nacional e para o Parlamento Andino. Ontem (7), os principais candidatos à presidência encerraram a campanha eleitoral com comícios nacionais. A partir de amanhã (9), todo tipo de propaganda política estará suspensa.
Na última pesquisa da Companhia Peruana de Pesquisa de Mercado (CPI, sigla em espanhol), Ollanta Humala, de Gana Peru, tem 29% das intenções de voto. Em seguida, está Keiko Fujimori, de Força 2011, com 21,5%; Pedro Kuczynski, de Aliança pela Grande Mudança, com 19,3%; e Alejandro Toledo, de Peru Possível, 15%. A margem de erro da pesquisa está entre 2 e 3 pontos percentuais. Um provável 2º turno será realizado no dia 5 de junho.
Os cinco principais postulantes à presidência do Peru encerraram, ontem, a campanha eleitoral com comícios nacionais. Deles, somente Ollanta Humala, de Gana Peru, optou por não realizar ações na capital do país e participou de um ato em Arequipa.
Os outros quatro preferiram promover comícios em Lima. Alejandro Toledo, participou de uma concentração popular na Avenida de la Peruanidad; Keiko Fujimori realizou um comício no distrito de San Juan de Lurigancho; e Pedro Kuczynski, participou de uma ato na Praça San Martín. Já Luis Castañeda, de Solidariedade Nacional, optou por promover uma ação entre as avenidas Angélica Gamarra e Pan-Americana, no limite dos distritos de Los Olivos e San Martín de Porres.
A "lei seca” passou a valer a partir da meia-noite de hoje e se estenderá até o meio-dia de segunda-feira (11). Durante esse período, estabelecimentos comerciais não podem vender bebidas alcoólicas. De acordo com Virgilio Hurtado, porta-voz do Jurando Nacional Eleitoral (JNE), mais de oito mil fiscais do JNE e agentes da Polícia Nacional e da Promotoria verificam o cumprimento da norma. Quem descumprir estará sujeito a multa de 1.800 novos soles.
A partir de hoje, a realização de reuniões e manifestações públicas também estão suspensas e, amanhã, as propagandas eleitorais passarão a ser proibidas. Durante o sábado e o domingo, nenhum eleitor poderá ser preso - exceto em situação de flagrante – nem poderá portar armas.
Na terça-feira passada (5), Magadalena Chu, representante do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe), pediu aos eleitores para irem votar cedo para que os resultados também sejam divulgados rapidamente. "Para que se possam entregar cedo os resultados, os eleitores devem apresentar-se cedo, para não prorrogar até mais tarde o trabalho dos membros da mesma”, destacou.
De acordo com ela, a intenção é evitar que ainda tenham eleitores no interior dos locais de votação às 16h, horário em que os portões serão fechados. Na ocasião, Chu ainda pediu que os eleitores respeitassem os membros da mesa de votação, os quais contarão com o apoio do Onpe, do Ministério Público, da Defensoria do Povo e do JNE.

]Mulheres

Mais de 10 milhões de mulheres votarão no próximo domingo. Entretanto, poucas são as propostas voltadas para elas. Por conta disso, o Movimento Manuela Ramos chama a população a votar em candidatos/as que tenham "compromisso pelos direitos das mulheres e pelo Estado laico”.
Em comunicado, o Movimento destaca que, dos 11 candidatos à presidência, somente duas são mulheres. A diferença também ocorre entre os postulantes ao Congresso (39,4% do total de candidatos são mulheres) e ao Parlamento Andino (37,1% são do sexo feminino).

Gastos eleitorais

Informações parciais apresentadas ao Onpe revelam que os partidos e as alianças gastaram mais de 28 milhões de soles na campanha eleitoral. A cifra corresponde até o dia 31 de março. Os gastos dos dias 1° abril até o final da campanha eleitoral deverão ser entregues ao Escritório até o dia 25 de abril.

Com informações de Andina e El Comercio.pe


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Peruanos/as decidirão futuros/as representantes do país este domingo"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores