Murilo Ferreira é o novo presidente da Vale

COMPARTILHEM !!!


Murilo Ferreira 
O executivo Murilo Pinto de Oliveira Ferreira foi escolhido pelos controladores da Vale para o lugar de Roger Agnelli na presidência da mineradora brasileira.
Diretor-executivo da Vale de 2005 a 2008, acumulando passagens pelos vários negócios da mineradora, como alumínio, carvão, energia, siderurgia, entre outros. Também liderou investimentos na China e chegou a presidir por dois anos a Vale Inco, mineradora de níquel canadense comprada pela companhia brasileria. Saiu da Vale no ano passado. Um dos motivos que teriam levado à sua saída seria um sério desentendimento com um diretor muito ligado a Roger Agnelli, de acorod com fontes da mineradora. Em entrevista ao Valor no ano passado, Agnelli disse que a saída de Ferreira estava ligada a um problema de saúde.
Na disputa pela presidência da Vale, Ferreira contava com a simpatia da presidente Dilma Rousseff. Outros candidatos eram Tito Martins e José Carlos Martins, ambos da diretoria da mineradora.

Quem é Murilo Ferreira
Murilo Ferreira, o novo presidente da Vale, tem um longo histórico de atuação na empresa. Administrador de Empresas formado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Ferreira ingressou na Vale em 1998, como diretor financeiro e comercial das operações de alumínio.
Ferreira foi um dos auxiliares mais próximos de Roger Agnelli, a quem deve substituir no final de abril. O executivo ocupou a diretoria de fusões e aquisições da Vale, sendo o responsável por detectar as oportunidades de negócios em todo o mundo. Por isso, assessorou de perto Agnelli na aquisição da canadense Inco.
A compra da Inco, em 2006, é considerada por muitos como o divisor de águas da Vale, pois a transformou, de fato, em uma competidora mundial no mercado de mineração. A aquisição elevou a Vale da quarta para a segunda posição no ranking das maiores mineradoras diversificadas do planeta. Além disso, o níquel passou, de imediato, a ser o segundo produto mais importante da empresa brasileira.

Financista
Em janeiro de 2007, Ferreira foi nomeado presidente da Inco, quando Scott Hand, que ocupava o cargo, decidiu aposentar-se. Na época, sua indicação foi considerada uma vitória da ala “financista” da Vale, representada por profissionais que não tinham formação em Engenharia, mas sim em Economia, como Roger Agnelli, e Administração.
À frente da Inco, Ferreira ganhou fama de austero no controle de custos e na integração das estruturas antes dispersas da Inco. Uma das primeiras medidas do executivo foi cortar os luxos da diretoria e implantar um sistema espartano de trabalho. Uma das excentricidades encontradas por ele, por exemplo, foi o fato de a sede da Inco, no Royal Bank Plaza, ter janelas revestidas com uma película de ouro (sim, ouro).
Ferreira determinou que os diretores tivessem salas padronizadas – o que incluía uma decoração mais sóbria -, aboliu os e-mails e incentivou a conversa cara-a-cara.
Os maiores desafios, porém, estavam na área operacional. Ferreira iniciou o trabalho de integração e centralização das decisões. Seu argumento era de que a descentralização dificultava a disciplina no planejamento e na aplicação de recursos. Antes de sua chegada, cada mina ou refinaria da Inco tinha autonomia para decidir como bem entendesse o uso do dinheiro que lhe chegava.
Ferreira deixou a Vale em 2009, alegando problemas de saúde. Seu retorno, agora como presidente da mineradora, não deixa de ser uma surpresa. O executivo não aparecia na lista dos mais cotados para o cargo. A aposta do mercado era de que o atual presidente da Vale Inco, Tito Martins, assumisse a função. Também eram citados José Carlos Martins, diretor de Estratégia da Vale, e executivos de fora, como Antônio Maciel Neto, presidente da Suzano, e Fábio Barbosa, presidente do conselho do Santander Brasil
Fonte: O Globo e Exame.com
Vale emite nota
A Vale informa que, após reunião prévia realizada hoje, os acionistas controladores da Valepar (Litel, Bradespar, BNDESpar, Mitsui e Elétron) comunicaram a indicação de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira para assumir o posto de Diretor-Presidente da Vale, a partir de 22 de maio de 2011, após o término do mandato do atual Diretor-Presidente, Roger Agnelli. A indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Vale, em reunião a ser convocada e realizada oportunamente.
 
Murilo Ferreira, 58 anos, é graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-graduado em Administração e Finanças pela FGV-RJ e tem especialização em M&A pela IMD Business School, Lausanne, Suíça. Com mais de 30 anos de experiência no setor de mineração, Murilo Ferreira ingressou na Vale em 1998 como Diretor da Vale do Rio Doce Alumínio – Aluvale, atuando em diversos cargos executivos até sua saída em 2008, quando era Presidente da Vale Inco (atual Vale Canadá) e Diretor Executivo de Níquel e Comercialização de Metais Base da Vale.
Murilo Ferreira foi indicado pelos acionistas controladores a partir de uma lista tríplice preparada por uma empresa internacional de seleção de executivos, em conformidade com as normas e o Estatuto da Valepar.
Nesta oportunidade, os acionistas da Valepar reiteram seu reconhecimento ao Roger Agnelli pelo sucesso na condução da Vale nesses últimos anos, contribuindo para que a Vale alcançasse a posição de destaque que desfruta atualmente, no País e no exterior.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Murilo Ferreira é o novo presidente da Vale"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores