Lula trabalhará por Reforma Política que fortaleça partidos

COMPARTILHEM !!!


 Por Assessoria de Comunicação da senadora Ana Rita



Em reunião com parlamentares e dirigentes do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se comprometeu, na tarde desta segunda-feira (18/4), a participar dos esforços para aprovar uma Reforma Política que fortaleça os partidos, combata a corrupção e valorize a democracia. No encontro, senadores e deputados federais petistas que participam das Comissões criadas no Senado e na Câmara Federal para tratar das mudanças no sistema eleitoral brasileiro, fizeram relatos sobre as propostas em análise no Congresso Nacional.

Os principais debates nas duas Casas tem girado em torno do financiamento público de campanhas, das eleições proporcionais e do sistema eleitoral.
Durante o encontro, Lula sugeriu que o PT amplie o diálogo com demais partidos e com movimentos sociais, a fim de que sejam construídos consensos em torno dos pontos mais polêmicos. Lula, também, disse ser importante um movimento que esclareça à sociedade sobre os objetivos da reforma. “O presidente Lula é uma liderança com muita respeitabilidade e pode ser o catalisador desse amplo movimento, que não será apenas do PT”, disse o presidente interino do partido, Rui Falcão.

Em sua fala, a senadora Ana Rita (PT-ES), ressaltou a importância da participação de Lula no processo de construção da reforma política. “Não tenho dúvidas que por sua experiência nacional e internacional ele tem muito a colaborar”, disse. A senadora disse, ainda, que é preciso fortalecer a participação popular nos debates da reforma política e a democracia direta. Segundo ela, é importante que a reforma fortaleça os partidos políticos e os seus programas. “Partidos fortes e programáticos consolidam a democracia”, afirmou.


Ana Rita e a deputada federal Erica Kokay (PT-DF), também, destacaram a necessidade da reforma política contemplar as questões de gênero e raciais. “Somos mais de 50% da população e precisamos garantir uma maior representatividade feminina nos espaços de poder”, observou. Assim como a cota para as mulheres, a senadora defende maior participação nos espaços de poder para negros e índios.

Integrante da Comissão Especial da Reforma Política no Senado, Ana Rita, propôs no colegiado a cota de 50% para mulheres na lista proporcional pré-ordenada. A cota para mulheres e o sistema da lista proporcional pré-ordenada já foram aprovados pela Comissão do Senado que encerrou os trabalhos na semana passada.

As definições da Comissão do Senado, ainda, serão transformadas em projetos de lei e Propostas de Emenda Constitucional (PECs) para serem apreciadas no plenário da Casa. Para os parlamentares presentes na reunião com Lula é claro que existe um consenso maior na questão sobre o financiamento público exclusivo de campanha. Ana Rita elogiou a reunião com Lula. “Ele está muito animado a participar do debate”, avaliou.

Participaram da reunião, além de Falcão e Ana Rita, o secretário-Geral do PT, Elói Pietá, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda, os senadores Humberto Costa, Ana Rita, Wellington Dias (PT-PI) e Jorge Viana (PT-AC), e os deputados federais Paulo Teixeira (PT-S), Henrique Fontana (PT-RS), Érika Kokay (PT-DF) e Ricardo Berzoini (PT-SP).


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Lula trabalhará por Reforma Política que fortaleça partidos"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores