COMPARTILHEM !!!


Mês das Mulheres em destaque na edição de março do Página 13

Mulheres são detaque da edição de março do Página 13

A edição de março do Página 13 traz na capa chamada em homenagem às mulheres, editorial que discute as avaliações desses primeiros meses do governo da presidenta Dilma Roussef, além de resgatar os programas de desenvolvimento nacional e de país em disputa durante todo o século XX, que posteriormente tiveram o PT como ator protagonista neste processo. Desde as disputas eleitorais de 1989, até a chegada do partido ao poder central em 2002 esses modelos vem sendo hegemonizados na sociedade e dentro do próprio partido.
Na coluna Debates, Expedito Solaney, discute em artigo o aumento recente do salário mínimo …A edição de março do Página 13 traz na capa chamada em homenagem às mulheres, editorial que discute as avaliações desses primeiros meses do governo da presidenta Dilma Roussef, além de resgatar os programas de desenvolvimento nacional e de país em disputa durante todo o século XX, que posteriormente tiveram o PT como ator protagonista neste processo. Desde as disputas eleitorais de 1989, até a chegada do partido ao poder central em 2002 esses modelos vem sendo hegemonizados na sociedade e dentro do próprio partid
Na coluna Debates, Expedito Solaney, discute em artigo o aumento recente do salário mínimo e a pauta de debates da CUT para 2011. Wladimir Pomar, também se debruça sobre o salário mínimo e a relação que o pouco aumento tem com a dificuldade que o Brasil está encontrando em maximizaar a produção de alimentos e de bens de consumo baratos às amplas parcelas de novos consumidores.  Já Eduardo Loureiro, analisa a contradição existente entre a aprovação, pelo Congresso, da Lei de valorização do mínimo e o valor real de aumento conquistado pelos trabalhadores.

Yuri Soares e Bruno Rogens, debatem na coluna Cultura, os avanços das políticas culturais implementadas durante o governo do ex-presidente Lula, da  mudança de concepção sobre o que é a cultura e sua função social em relação aos governos anteriores e como o tema tem sido tratado no início do governo da presidenta Dilma, em especial, as atitudes polêmicas da nova ministra Ana de Hollanda.

O Coneg (Conselho Nacional de Entidades Gerais) é o tema principal da coluna Juventude, de Tássia Brito. Bruno Elias fala da nova secretária de juventude em âmbito nacional, Severine Macedo, e dos desafios que ela terá pela frente para consolidar os avanços conquistados no governo Lula e continuar aprofudando as mudanças nas políticas públicas juvenis.

A coluna Tendência deste mês traz o informe da reunião da Articulação de Esquerda em torno do tema educação, a ser realizada nos dias 2 e 3 de abril, na sede nacional do PT em Brasília, a partir das 10h da manhã.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08, levou o Página 13 a dedicar amplo espaço desta edição para discutir as temáticas de gênero e o momento histórico pelo qual vivem as brasileiras, a partir da chegada de uma  mulher à presidência.

Na coluna Mulheres, tem-se destaque para a campanha de rádio e TV desenvolvida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secom, que tem o objetivo de positivar as mulheres, ao afirmar que elas podem ser o que quiserem, o que traduz o momento especial vivido pelo país neste debate.

Ana Afonso, deputada estadual pelo PT-RS, escreve sobre sua luta para ampliar os direitos das mulheres e os desafios de aumentar a participação feminina no parlamento. A ministra de mulheres, Iriny Lopes, concede entrevista ao Página 13 e fala sobre suas prioridade a frente da SPM.

 O debate linguístico acerca do uso do termo “presidenta”, no gênero feminino, é tema do artigo de Rodrigo César, militante do PT, estudante de  história e estagiário do Centro Sérgio Buarque de Holanda, da
Fundação Perseu Abramo. “Chamar Dilma de ‘presidenta’ não tem um impacto  meramente simbólico. Trata-se de combater a invisibilidade  (inclusive linguística) à qual as mulheres têm sido  historicamente submetidas, manifestação de um processo  mais amplo de restrição das mulheres nos espaços públicos,  limitando-as às esferas privadas: sobretudo a família, a  maternidade, o lar e o sexo ”, afirmou Rodrigo César.

O Fórum Social Mundial também é pauta de discussão no espaço voltado aos temas internacionais. Renato Simões que é Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT e representa o Foro de São Paulo como membro-observador do Conselho Internacional do FSM, compartilha análise sobre o Fórum, realizado em Dakar, no Senegal.

Esta edição se encerra com homenagem de Celso Marcondes ao militante petista de SãoPaulo, Edgard Cipolli,  que se foi neste mês.

Confira a edição de março do Página13 em pdf:

Página 13 – Edição março 2011.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to " "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores