COMPARTILHEM !!!


Depois de chamar ministra de autista, Emir Sader sai do governo

por Luisa Brasil

 O sociólogo Emir Sader, que havia sido indicado para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, ligada ao Ministério da Cultura, não será nomeado para o cargo. Nota divulgada nesta quarta-feira pelo Minc diz que "o nome do novo dirigente será anunciado em breve". A queda do sociólogo veio logo depois de uma entrevista publicada no jornal Folha de .S Paulo no último domingo, em que ele se referia à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, como "um pouco autista".

A expressão foi usada pelo sociólogo enquanto ele falava sobre os cortes do Orçamento da União e seus efeitos sobre o Ministério da Cultura. "Tem corte, o orçamento é menor, tem corte e tem dívidas. Desde março não se repassou nada aos Pontos de Cultura. Teve uma manifestação em Brasília. Está estourando na mão da Ana porque ela fica quieta, é meio autista". Durante a entrevista, Sader também fez críticas ao programa Pontos de Cultura, do ministério, dizendo que o projeto é um ''desastre''.

Emir Sader: Comunicado Sobre a Casa de Rui Barbosa

Consultado sobre a possibilidade de assumir a direção da Fundação Casa de Rui Barbosa, elaborei proposta, expressa no texto “O trabalho intelectual no Brasil de hoje”. No documento proponho que, além das suas funções tradicionais, a Casa passasse a ser um espaço de debate pluralista sobre temas do Brasil contemporâneo, um déficit claro no plano intelectual atual.

Como se poderia esperar, setores que detiveram durante muito tempo o monopólio na formação da opinião pública reagiram com a brutalidade típica da direita brasileira. Paralelamente, o MINC tem assumido posições das quais discordo frontalmente, tornando impossível para mim trabalhar no Ministério, neste contexto.

Dificuldades adicionais, multiplicadas pelos setores da mídia conservadora, se acrescentaram, para tornar inviável que esse projeto pudesse se desenvolver na Casa de Rui Barbosa. Assim, o projeto será desenvolvido em outro espaço público, com todas as atividades enunciadas e com todo o empenho que sempre demonstrei no fortalecimento do pensamento crítico e na oposição ao pensamento único, assumindo com coragem e determinação os desafios que nos deixa o Brasil do Lula e que abre com esperança o Governo da Presidente Dilma.

Rio de Janeiro, 2 de março de 2011
Por Emir Sader, na Carta Maior
 Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro



COMPARTILHEM !!!


0 Response to " "

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores