ESSE RIO É MINHA RUA: Governo Lula conclui as eclusas de Tucuruí e devolve a navegabilidade na região

COMPARTILHEM !!!


Quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cruzar, hoje, o canal de seis metros que separa o rio Tocantins do Lago de Tucuruí terá fim uma história de 29 anos de interrupção da navegação na região.

A barragem da maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira, que fica no município de Tucuruí, resultou numa barreira de 69 metros de altura em pleno rio, interrompendo a navegação por quase três décadas. A solução era a construção das eclusas. A obra começou em 1981. Resistiu a sete presidentes da República, sofreu várias interrupções, mas hoje será finalmente entregue.

A inauguração vai devolver a navegação à região, que pode se transformar a partir de agora em um importante polo escoador da produção do sul e sudeste paraenses. Na prática, já está liberada a navegação de médias embarcações entre Marabá - região que receberá a Aços Laminados do Pará - e o porto de Vila do Conde, que, ampliado, poderá se tornar num mais movimentados do País, servindo para embarcar minérios e grãos produzidos no Norte do Brasil para a Europa e os Estados Unidos, onde ficam os grandes centros consumidores.

O alvo da eclusa, contudo, são os grandes comboios com chatas e contêineres de até 19 toneladas que exigem profundidade (calado) de até três metros.

O diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infra-estrutura Portuária, Herbert Drumond, diz que em dois anos serão concluídas as obras de derrocagem de 715 mil metros cúbicos de rochas no pedral de São Lourenço, à montante de Marabá.  (Diário do Pará)



COMPARTILHEM !!!


1 Response to "ESSE RIO É MINHA RUA: Governo Lula conclui as eclusas de Tucuruí e devolve a navegabilidade na região"

  1. Muito bem, este é o presidente que o Brasil deveria ter escolhido tempo atrás.Agora confiamos na Dilma para dar continuidade não no que fez Lulu e sim nas poĺíticas públicas que se fazem necessárias para o fortalecimento do povo Brasileiro.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores