Ana Júlia revela possível inelegibilidade de Jatene, em debate da TV Liberal

COMPARTILHEM !!!


No último debate dos candidatos ao governo do Pará, na noite desta quinta-feira, 28, na TV Liberal, Ana Júlia (PT) apontou que o adversário Simão Jatene (PSDB) poderá ficar inelegível se for condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que responde por abuso de poder econômico nas eleições de 2006. “O senhor contou aos eleitores que, caso seja condenado, poderá ficar inelegível como governador e a qualquer outro cargo eletivo?”, indagou a petista. O tucano admitiu ser réu na referida ação, ajuizada contra ele em 2004, e também menosprezou a Justiça, argumentando que o caso tramita há seis anos. “Toda semana diziam que a gente sairia do governo”, disse, completando que não foi afastado do cargo. Jatene não apresentou nenhuma proposta para desenvolver o Pará.

O programa foi transmitido a todo o Estado pelas emissoras Liberal e Tapajós e pelo Portal ORM. O assunto do processo de Jatene foi tema do segundo bloco. “O eleitor precisa saber quem é o candidato que ele quer votar. Basta entrar no site do STF e encontrar o processo (movido contra Jatene)”, destacou Ana Júlia. Jatene tentou dizer que Ana também abusa de poder econômico, mas foi desmentido. A candidata petista provou que é ficha limpa.

No primeiro bloco os candidatos fizeram perguntas mútuas sobre segurança pública, educação, cultura, esporte e lazer. Ana Júlia falou das ações realizadas no atual mandato e demonstrou que tem propostas, ao contrário do tucano, que não falou em propostas. Ela é a governadora que mais fez obras pelo Estado, contemplando todos os 144 municípios, totalizando mais de 9 mil obras. Ela explicou que cumpriu 90% de suas promessas (veja as informações: http://www.anajulia13.com.br/infograficos/promessas/).
.
Ana disse que Jatene ampliou o efetivo policial em apenas 400 policiais, enquanto ela fez concurso público para quase 10 vezes mais que o efetivo incorporado pelo tucano, ou seja, quase 4.000 policiais militares, mas, na tréplica, Jatene distorceu os números para tentar confundir o eleitor, sugerindo que a petista afirmava ter multiplicado por 10 o total do efetivo policial existente no Estado, o que daria um número difícil de ser atingido.

A petista também destacou investimentos como a ampliação dos equipamentos de segurança pública e da estrutura para o registro de ocorrências, o projeto de lei para a gratificação de 41% aos policiais e a implantação das bases de polícia comunitária em parceria com o presidente Lula, que estão diminuindo a violência, e, por isso, ela vai implantar mais 111 bases como essas no Estado, na próxima gestão.
Para prevenir a violência, Ana Júlia também criou o Bolsa Trabalho e o Navegapará, que levam capacitação profissional e internet gratuita como instrumentos de oportunidade e também de lazer à juventude. Nos próximos quatro anos, ela fará mais 100 mil bolsas trabalho e 600 infocentros.

Ana também recuperou escolas, já que 90% estavam precisando de reforma, quando ela assumiu o governo, e valorizou o esporte e a cultura popular como veículos de integração do Estado. Ela fez 18 editais de cultura, implantou 60 pontos de cultura e 35 Cines Mais Cultura, que ajudaram a valorizar a cultura popular. Ela disse que vai fazer maios 100 pontos de cultura no Estado e mais 100 editais de cultura, além de 338 quadras de esporte nas escolas e 38 praças da juventude.

Jatene voltou a tentar induzir o público a erro ao dizer que Ana Júlia concedeu reajuste menor do que ele aos servidores da educação. Ana Júlia informou sobre o apoio que recebeu da maioria dos sindicatos e federações de trabalhadores. O apoio à sua reeleição se deve ao fato de que enquanto a gestão do tucano não concedeu sequer reposição das perdas salariais, Ana conseguiu reajuste todos os anos do seu governo com ganho real, estendeu o auxílio alimentação a todos os servidores estaduais e ainda sancionou o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da educação, reivindicado há mais de 20 anos pela categoria.

40 mil casas – A exemplo do debate anterior, novamente o tucano não soube responder à pergunta da petista sobre as 40 mil casas populares que ele havia negociado com a Vale, em troca da siderúrgica que seria construída no Maranhão para industrializar o minério de ferro paraense. “O candidato não respondeu, porque ele não teve força política nem para trazer a siderúrgica e nem as casas. Nenhuma casa foi construída. Fizemos as obras necessárias para trazer a siderúrgica ao Pará. Hoje tivemos 30 mil casas, entre aquelas que já foram entregues e as que estão em construção. E a siderúrgica vai mudar a vida do Pará totalmente, gerando 20 mil empregos e atraindo outras empresas ao Estado”, arrematou Ana Júlia.

Nas considerações finais, a petista agradeceu aos telespectadores e disse que a vida do povo melhorou com os estímulos que aumentaram o consumo, garantindo comida na mesa e aumento da construção civil e da industrialização, inserindo o Pará no caminho do desenvolvimento trilhado pelo presidente Lula. Ela destacou que a parceria com o governo federal foi importante para o Estado, pois ela conseguiu com Lula as obras essenciais ao desenvolvimento do Pará que eram há muito tempo esperadas pela população, como as eclusas de Tucuruí, a hidrovia do Tocantins, a ampliação do Porto de Vila do Conde e o asfaltamento da Santarém-Cuiabá e da Transamazônica. Ana reafirmou que a parceria vai continuar com a reeleição dela no Estado e a eleição de Dilma Rousseff (PT) como a presidente do Brasil.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Ana Júlia revela possível inelegibilidade de Jatene, em debate da TV Liberal"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores