NE lidera expansão e votação pró Dilma

COMPARTILHEM !!!



POTENCIAL ELEITORAL DA PETISTA CRESCEU NA REGIÃO COM A POLÍTICA DE AUMENTOS REAIS DO SALÁRIO MÍNIMO E A EXPANSÃO DO BOLSA FAMÍLIA


FERNANDO CANZIAN
DE SÃO PAULO


O Nordeste se consolidou no governo Lula como a região mais dinâmica do Brasil.
Enquanto a renda per capita na média do país cresce atualmente a um ritmo de cerca de 5% ao ano, nos Estados nordestinos esse aumento médio é de 7,3%.
Isso é reflexo direto das opções das políticas social e econômica adotadas pelo governo Lula.
Cerca da metade dos trabalhadores brasileiros que ganham até um salário mínimo vivem no Nordeste.
Sob Lula, esse rendimento mínimo oficial no país, que também corrige as aposentadorias e alguns benefícios sociais (como a aposentadoria rural de quem nunca contribuiu com a Previdência) foi reajustado em 53% acima da inflação.
No Nordeste está concentrado também o maior número de famílias que recebe o Bolsa Família. Das mais de 12 milhões de famílias atendidas pelo programa, metade vive na região.
Essa nova dinâmica nordestina também foi embalada por mais crédito.
Nos últimos cinco anos, houve um salto de 330% nos empréstimos a consumidores na região, o maior do país. Como comparação, a alta foi de 243% no Sudeste.
A forte criação de empregos formais também teve grande impacto no Nordeste, região considerada ainda a mais pobre do Brasil.
Somados, são mais de 14 milhões de novos empregos com carteira assinada em todo o país desde a posse do presidente, em 2003.
No governo Lula, segundo estudos do Centro de Políticas Sociais da FGV-Rio, cerca de 30 milhões de pessoas saíram da miséria (ultrapassando uma renda mensal de R$ 137). Grande parte delas vive no Nordeste.
Na região, o retorno em popularidade para Lula e potencial eleitoral para sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff, foi enorme após a consolidação dessas políticas de fortes aumentos reais para o salário mínimo e de expansão do Bolsa Família.
Mesmo antes da campanha eleitoral engatar, em abril (quando José Serra, do PSDB, tinha 36% das intenções de voto, ante 27% de Dilma), era no Nordeste onde se esperava a maior reação da candidata governista.
Na época, Dilma ainda era praticamente uma desconhecida. Muitos se referiam a ela apenas como "a mulher de Lula", apenas por ouvido falar em sua existência.
Em abril, Dilma já liderava no Nordeste, com 36%. Mas Serra estava praticamente encostado nela, com 32%.
Hoje, Dilma tem 65% das intenções de voto na região, ante os 18% de Serra, segundo mais recente pesquisa Datafolha.
Na média do país, a petista tem 51%. Serra, 27%.
Ou seja, Dilma tem 14 pontos de vantagem no Nordeste. Na região estão concentrados 36,7 milhões de eleitores (27% do total), que formam o segundo maior colégio eleitoral do Brasil.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "NE lidera expansão e votação pró Dilma"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores