Neste período observa-se o crescimento das cavas do Sequerinho e do Sossêgo, do aumento das serras de material estéril, do aumento de rejeitos tóxicos acumulados nas barragens, do aumento das áreas ocupadas por linhas de transmissão e dos transtornos causados para as populações.
Observa-se também o aumento de morte de animais, o número de casas rachadas pela trepidação causada pela detonação de dinamites, poluição das águas, ruídos, rebaixamento do lençol freático, isolamento de agricultores e das vilas.
Com o projeto Sossêgo, Níquel do Vermelho, 118, e agora o Cristalino e Serra sul, a Vale está se apropriando da maioria das áreas agricultáveis do município, e os agricultores estão sendo expulso de suas localidades.
O resultado de tudo isto é a queda da produção de alimentos, o inchaço da cidade, aumento da pobreza, da prostituição, da criminalidade, do tráfico de drogas, e por outro lado o lucro da Vale aumenta a cada ano.
Por tudo isto estamos promovendo este encontro para juntarmos todos que se sintam atingidos e que possam vir a ser atingidos pela mineração, para juntos lutarmos por melhores condições de vida, e por dignidade.
Data: 11 de setembro de 2010
Local: Câmara Municipal de Canaã dos Carajás.
Hora: Inicio às 9h
Promoção: STTR de Canaã dos Carajás e Associações de Agricultores.
Apoio: CEPASP, CPT, MST, EMATER, FETAGRI, Copserviços, Campanha Justiça nos Trilhos e Movimento Debate e Ação
0 Response to "I ENCONTRO DOS ATINGIDOS PELA MINERAÇÃO EM CANAÃ DOS CARAJÁS"
Postar um comentário