Estudo do Imazon diz que Pará tem 14 áreas ameaçadas de redução ou extinção

COMPARTILHEM !!!


O LIBERAL, 24 de agosto de 2010


Estudo divulgado ontem pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectou 48 áreas de preservação ameaçadas de redução e extinção por iniciativas comandadas por políticos, agricultores e fazendeiros. As terras, que medem mais de 250 mil quilômetros quadrados, estão localizadas em seis estados da Amazônia Legal, entre eles o Pará, que detém 14 dessas áreas, sendo onze unidades de conservação e três terras indígenas. Ao todo, 13 processos a favor da redução das áreas de conservação tramitam na justiça.

A intenção do estudo é alertar a população sobre o problema e incentivá-la a combatê-lo. 'Desejamos que os cidadãos observem os processos com outros olhos, não só por informações da Câmara de Deputados. Vale lembrar que este é um ano de eleições. Por isso, antes de votar, é importante pesquisar quais políticos estão propagando a supressão das unidades de conservação (UC) e das terras indígenas', avalia a especialista em bioestatística Elis Araújo, autora do estudo, juntamente com mestre em ciências florestais Paulo Barreto.

A pesquisadora destaca que outras 29 áreas de preservação já sofreram redução de mais de 49 mil quilômetros quadrados. Os projetos legislativos transformados em leis foram os principais responsáveis pela diminuição das terras. Um exemplo de supressão de terra, é o da conservação indígena Baú, localizada na região sudeste do Pará, que teve 34.700 Km² de área reduzida por determinação da portaria 1487, do ano de 2003. 'A redução foi inconstitucional, pois a lei diz que as terras indígenas são intocáveis', questiona.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Estudo do Imazon diz que Pará tem 14 áreas ameaçadas de redução ou extinção"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores