Repercussão da posse de DILMA pelo mundo.

COMPARTILHEM !!!




Na França, o jornal "Libération" , deu grande espaço na capa de sua versão online para a posse da presidente. "A ex-guerilheira de 63 anos tomou posse neste sábado. Ela herda um país em pleno boom econômico, mas que continua sendo um dos mais desiguais do mundo. Ela se comprometeu a 'erradicar a pobreza extrema'."


O "Le Monde" destacou o compromisso da presidente "de garantir a "continuidade política, diplomática, econômica e social" de Lula, mas questiona se Dilma será mais bem sucedida em "atacar a corrupção, combater a burocracia e promover uma reforma do sistema político, passando principalmente pelo financiamento público dos partidos". Segundo o correspondente Jean-Pierre Langellier, entre os principais desafios da nova líder está "a modernização das infraestruturas envelhecidas e saturada do país (estradas, aeroaeroportos, portos) para receber a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016".


O jornal "Washington Post" ressalta que "Rousseff assume a formidável tarefa de manter a atual dinâmica do Brasil", afirmando que, até as Olimpíadas de 2016, o país pode chegar ao patamar de quinta maior economia do mundo. O artigo também cita desafios que Dilma terá que enfrentar no posto, afirmando que o maior deles é conseguir corresponder às expectativas da população mesmo sem o carisma de Lula, que deixa o governo com 87% de aprovação.


O "New York Times" seguiu a mesma linha, afirmando que Dilma assume a presidência "à sombra de seu predecessor".


A posse de Dilma também ocupou a manchete do site do jornal argentino "El Clarín" na tarde deste sábado. A publicação ressaltou o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo no país. Enquanto isso, o também portenho "La Nación" destacou a promessa de de Dilma de "consolidar o modelo de Lula" e de priorizar a erradicação da pobreza extrema do Brasil.


No Chile, o jornal "El Mercúrio" lembrou que Rousseff é a primeira integrante de uma organização armada que combateu a ditadura militar a governar o maior país sul-americano.


O jornal português "Diário de Notícias" deu manchete à posse de Dilma. "Na abertura do seu discurso, Dilma Rousseff agradeceu a 'ousadia' do povo brasileiro em eleger uma mulher para o mais alto cargo do Executivo, depois de ter escolhido um homem do povo para liderar o País nos últimos 8 anos".


O jornal espanhol "El País" afirmou que "a herdeira de Lula", em suas primeiras palavras como presidente, "exaltou as 'mulheres brasileiras', que incentivou a se sentirem 'orgulhosas', e prometeu 'governar para todos'."


COMPARTILHEM !!!


1 Response to "Repercussão da posse de DILMA pelo mundo."

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores