Ensinamentos preciosos: "meu filho, nós, que somos de esquerda, temos que ser sempre melhores

COMPARTILHEM !!!


Meu pai foi servidor civil do exército durante a ditadura militar no Brasil. Por conta de suas posições um pouco progressistas, por várias vezes teve seus pertences revirados no quartel. Procuravam algo, qualquer coisa, que pudesse ser usada contra ele. Anos depois, eu ainda adolescente, mas já militante, meu pai disse algo que nunca me esqueci: "meu filho, nós, que somos de esquerda, temos que ser sempre melhores: mais esforçados, mais estudiosos, mais trabalhadores, mais honestos. Porque qualquer deslize nosso será usado não só contra nós, mas contra nossa causa". Estou agora assistindo isso.

Zé Dirceu e Genoíno, de quem sempre fui adversário dentro do PT, cometeram muitos erros. O maior deles foi achar que poderiam jogar impunemente o mesmo jogo da direita (e supostamente contra ela), com os conchavos políticos e acordos financeiros de bastidores. De jeito nenhum, camaradas. Essa banca tem dono. A elite deu o troco, e eles estão pagando o preço. E em minha concepção, pelo que li e acompanhei do processo judicial, um preço superfaturado, supedaneado por inúmeras incoerências jurídicas e muito, mas muito teatro, com direito a um gran finale: prisões decretadas no simbólico e emblemático Dia da Proclamação da República, um feriado, sem o cumprimento das mínimas formalidades legais (como a simples emissão da guia de recolhimento à vara das execuções penais). Um dia o estudo da Ação Penal 470 será obrigatória não só nos cursos de direito, mas de comunicação social e de história.

Tem um provérbio alemão que diz: “você bate no saco, mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele cai como uma luva agora. Batem nos acusados, mas a intenção é bater no PT, na sua ideologia, nos seus militantes. O PT é maior do que tudo isso. Por mais que queiram fazer parecer, a História do PT não começou com o chamado mensalão em 2005 e nem terminou agora. Somos herdeiros de uma luta que se iniciou muito antes de o próprio PT surgir. Uma luta por dignidade, democracia, igualdade, justiça social, fraternidade, solidariedade. Uma luta por um outro tipo de mundo que não seja baseado na exploração da maioria por uma pequena minoria. Uma luta por uma sociedade socialista. Os militantes petistas são homens e mulheres que deram e continuam dando o melhor dos seus anos por um Brasil mais justo e solidário. Nossa luta continua. Viva os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Viva o PT!

Marcelo dos Anjos Mascarenha
Procurador do Município de Terezina - Piauí
Dirigente Nacional da Articulação de Esquerda

-----------------
Marcelo de tudo que li nos últimos dois dias seu relato foi o mais sincero e sintético do que poderíamos chamar de "lições do mensalão ou da Ação Penal 470". Espero que o estudo dessa questão extrapole o ensino acadêmico e seja mesmo ponto obrigatório de estudo e reflexão nos cursos de formação política do PT e dos demais partidos e organizações de esquerda. Assim como, o recente golpe civil-institucional que depôs Fernando Lugo, Presidente do Paraguai, eleito democraticamente.

Saudações Petistas!

Marcelo Martins
AE-Pa

Leia também a Carta de José Dirceu aqui!


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Ensinamentos preciosos: "meu filho, nós, que somos de esquerda, temos que ser sempre melhores"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores