PT: Prazo para proposta de coligação ou apoio a candidaturas de outros partidos termina na sexta

PT: Prazo para proposta de coligação ou apoio a candidaturas de outros partidos termina na sexta

COMPARTILHEM !!!


Secretaria de Organização faz alerta sobre processo de definição sobre candidaturas às eleições de 2012.


A Secretaria Nacional de Organização do PT alerta os diretórios municipais a respeito do prazo estipulado pela direção nacional para a manifestação sobre coligações ou de apoio a candidaturas de outros partidos.
O prazo para a apresentação de proposta se encerra nesta sexta-feira (30). Para a apresentação dessa proposta são necessárias assinaturas de 1/3 dos membros dos diretórios ou comissões provisórias, para que se possa convocar o encontro de tática para deliberação.


COMPARTILHEM !!!


PARAUAPEBAS : VEJA O RESULTADO DA ÚLTIMA PESQUISA ELEITORAL/2012

PARAUAPEBAS : VEJA O RESULTADO DA ÚLTIMA PESQUISA ELEITORAL/2012

COMPARTILHEM !!!


Veja abaixo pesquisa não divulgada publicamente, e acessada pelo Artesquerda, realizada entre os dias 12 a 17, com universo de 620 entrevistados e margem de erro de 4%:

Valmir da Integral - PSD
32,5
%
Bel Mesquita - PMDB
22,7
%
Coutinho - PT
15,3
%
Chico das Cortinas - PRN
4,6
%
Rui Vassourinha - PRB
3,7
%
Vereador Faisal - PSDB
2,5
%
Vereador Adelson - PDT
2,5
%
Vereador Massud - PTB
2,2
%
Não opinaram
14
%
TOTAL
100
%

Neste cenário algumas reflexões se impõem aqueles que circulam no universo político do município e fora dele, posto que Parauapebas é uma das cidades mais ricas do Estado do Pará e do país, e possui importância estratégica para os diversos partidos e grupos políticos, principalmente, nas regiões sudeste e sul do estado:


1. A disputa entre PT e PMDB verdadeiramente está dada em todo o território nacional e, em Parauapebas, não é diferente. Os dois maiores partidos do município são os mais bem avaliados e seus pré-candidatos figuram entre o terceiro e o segundo lugar, respectivamente. Como era de se esperar a ex-prefeita Bel Mesquita, hoje Secretária Nacional de Turismo, é quem possui maiores possibilidades de enfrentar Valmir da Integral do recém-criado PSD, e que possui apoio declarado do governador Simão Jatene (PSDB).

Este cenário confirma uma tendência natural, ou seja, a disputa acirrada entre o PMDB de Jáder Barbalho e o PSDB de Jatene. Ao Partido dos Trabalhadores sobrou a difícil tarefa de refletir e avaliar os quase oito anos de gestão das duas mais importantes cidades que dirige: Santarém e Parauapebas.

2. A fragmentação em diversas candidaturas pode, teoricamente, favorecer e oferecer chances ao candidato do PT, Coutinho. Entretanto, o partido necessita, como em São Paulo, construir um cenário de polarização entre dois projetos antagônicos, reeditando as últimas três disputas presidenciais entre PT e PSDB (e PSD).


3. Aos demais candidatos que aparecem nas pesquisas, observamos que a projeção de seus nomes parece ser mesmo o principal objetivo nestas eleições, a não ser que proponham uma “terceira via”, a partir da unificação deles em torno de uma única candidatura, e que pode se tornar viável para a eleição de uma bancada expressiva, tendo em vista a ampliação das vagas na Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) de 11 (onze) vagas para até 19 (dezenove) vagas, pois oportunizaria uma chapa proporcional bastante expressiva, podendo chegar até a 1/3 das cadeiras da CMP.


4. As dificuldades de Valmir da Integral em ampliar sua base de apoio eleitoral pelo desgaste do seu padrinho eleitoral, governador Simão Jatene, sua falta de experiência em disputas eleitorais majoritárias, além da falta de habilidade da sua coordenação em conquistar apoios. Estas dificuldades, entretanto, podem ser compensadas com o apoio do PMDB, disputado também pelo PT e tido hoje como decisivo, reeditando o ocorrido em 2010, nas eleições ao governo estadual. Em que Ana Júlia Carepa (PT) foi derrotada por Jatene (PSDB).

As eleições 2012 para prefeito em Parauapebas aponta uma disputa acirrada seja qual for o cenário que cheguemos em 7 de outubro próximo, com um universo eleitoral com mais de 100 mil eleitores e uma máquina municipal com orçamento de mais de R$ 1 bilhão, tomando por base o orçamento da Prefeitura em 2012.


COMPARTILHEM !!!


Revista

Revista

Seguidores