Ibama faz pacto pelo desmatamento zero na Amazônia

COMPARTILHEM !!!


Ibama faz pacto pelo desmatamento zero na Amazônia (Foto: Divulgação)

Em iniciativa inédita no combate ao desmatamento, o Ibama encerrou na quarta-feira (11) em Belém, no Pará, a série de reuniões públicas organizadas paralelamente à operação Disparada. Nos 12 encontros realizados no Pará, Mato Grosso e Amazonas, mais de 1,5 mil pessoas – entre lideranças políticas, representantes de proprietários rurais, pecuaristas e ambientalistas – discutiram e aderiram ao pacto pelo desmatamento zero em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Pelo acordo, os municípios cessam novos desmates da floresta e o Ibama suspende novas apreensões de gado nas áreas embargadas, dando tempo para que as propriedades se adéquem à legislação ambiental. “Isso será possível porque vamos concentrar esforços nas regiões onde o desmatamento cresce, pois nosso objetivo central é diminuir o desmatamento. As apreensões de gado e equipamentos são meros instrumentos para alcançarmos esse objetivo”, explicou o coordenador-geral de Fiscalização Ambiental, Bruno Barbosa.

O pacto com o Ibama engloba as 11 regiões prioritárias no combate ao desmatamento na Amazônia. A maioria está em território paraense e cinco já foram alvo da operação Disparada, deflagrada no final de março para reprimir a pecuária em áreas ilegalmente desmatadas e embargadas. Fazem parte delas municípios campeões nos índices de desflorestamento do bioma como Novo Progresso, Redenção e São Félix do Xingu, no Pará; Sinop, no Mato Grosso, e Lábrea, no Amazonas, nos quais a Disparada já apreendeu mais de 5,4 mil cabeças de gado. Se não houver queda no desmatamento, os alvos da operação deverão ser ampliados com novas ações em Juína, no Mato Grosso; Boca do Acre e Apuí, no Amazonas; e Itaituba, Pacajá e Anapu, no Pará.

O coordenador-geral de Fiscalização destacou ainda que o Ibama tem concentrado grande efetivo de fiscais nas frentes de desmatamento da Amazônia. No Pará, há quatro anos, desde as operações Boi Pirata (2008) e Boi Pirata II (2009), servidores de todo o Brasil são deslocados anualmente para combater a derrubada da floresta amazônica.

Ibama, Diário do Pará on-line


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Ibama faz pacto pelo desmatamento zero na Amazônia"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores