Belém: O PT terá candidatura própria

COMPARTILHEM !!!


por Edilza Fontes

O encontro do PT-Belém foi o dia todo de sábado e definiu a política municipal do partido para eleição de prefeito.

 A posição mais importante, foi que o PT sairá com candidatura própria e não haverá pacto político da não agressão, a principio com ninguém.

Foram lançados os nomes de Paulo Rocha pelo movimento PT, do vereador Alfredo Costa pela Unidade na Luta, do deputado Valdir Ganzer pelo PT Pra Valer e pelos Movimento Socialista e  Movimento de Resistência Socialista(estes dois últimos movimentos pequenos no PT). A Articulação de esquerda não lançou nomes, assim como a DS . A DS disse que está estudando o assunto. O movimento 13 socialista, da Milene Lauande defendeu candidatura própria e não lançou nome. O movimento solidariedade, não sei se estou certa no nome, mas o que se articula com o pessoal de Santa Luzia, com o Nonato Guimarães, lançou o nome do Valdir e a AS lançou o Bordalo, deputado no segundo mandato. Todos defenderam candidatura própria e só o MRS, do Estefani defendeu um tratamento diferenciado para o PSOL.

 O burburinho era que o MS defendia a coligação com o Edmilson, do PSOL, desde o primeiro turno, mas eles defenderam no final candidatura própria, já que o melhor cenário, dito nas suas teses era uma coligação de PT, PSOL; PC do B e PSB. Não sendo possível, a candidatura própria foi aclamada.

Com esta posição fecha-se a possibilidade de coligação sem o PT na cabeça. A posição traz uma posição de defesa do que o partido entende como necessário para aglutinar o PT.

 O encontro teve 402 credenciados. Muito pouco para quem tem mais de 12 mil filiados em Belém. O encontro no meu entendimento não fez um balanço político necessário das eleições 2010, em nome de ser hora de olhar para frente e enfrentar as eleições de 2012.

 Regina Barata me disse que ira concorrer as previas e que propõem  seu nome para o partido. Ela teve 18 mil votos só em Belém.

As eleições foram antecipadas e é provável que o PT antecipe as decisões sobre as previas.
O encontro estadual será em julho e deverá definir as prévias. Se acontecerem serão as primeiras. O nome do Valdir me pareceu o mais articulado.

 O encontro elegeu 50 delegados para o encontro estadual, sendo 41 da chapa DS, Unidade na Luta; PT Pra Valer e AS e 9 do bloquinho das minorias, que se juntaram para propor uma chapa diferente  da chapa única que estava sendo proposta.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Belém: O PT terá candidatura própria"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores