Lideranças dos movimentos sociais do Pará reafirmam apoio a Dilma e Ana Julia

COMPARTILHEM !!!


A importância dos movimentos sociais para a construção e o fortalecimento dos governos populares e o avanço da democracia. Esta foi a temática central do evento que reuniu neste sábado, 16 de outubro, em Belém, representações de diversos segmentos dos movimentos sociais do estado do Pará que reafirmaram apoio as candidaturas Dilma presidente e Ana Júlia governadora.

A confirmação de apoio por parte das lideranças populares, sindicais, políticas e religiosas foi realizado durante um café da manhã promovido pelo Comitê Dilma presidente e aconteceu por ocasião do Dia Nacional de Combate a Fome e a Miséria, que contou com programações semelhantes em todo o Brasil, uma forma de comemorar os avanços do governo Lula na redução da pobreza e da fome.

O Brasil conquistou destaque e já é referência para outros países nessa área. Neste 16 de outubro de 2010 vinte e sete milhões e trezentos mil brasileiros ultrapassaram a linha de extrema pobreza. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômico e Aplicada (Ipea) apontam que esse índice baixou de 25,6% de 1990 a 2008, reduzindo, portanto, em 81% a miséria. Motivos suficientes para a comemoração das famílias brasileiras.

Na necessidade da continuidade de projetos desta natureza, os participantes do evento ressaltaram a importância do maior engajamento durante os últimos dias deste segundo turno para reeleger Ana Júlia governadora e Dilma presidente. Representando a governadora Ana Júlia, o candidato a vice, Anivaldo Vale, destacou a política vitoriosa do governo Lula no combate a fome e a continuidade do projeto de governo que está dando certo no Pará.

“Devemos renovar a nossa energia, termos maior engajamento nesses últimos 15 dias de campanha”, enfatizou. A representante do Fórum Estadual de Mulheres da Amazônia Paraense, Nildes Souza lembrou que atualmente o Estado está presente na vida das pessoas através das políticas sociais desenvolvidas pelo governo federal e estadual.

“Estamos apostando na continuidade do governo Lula, através da Dilma e de Ana Júlia para aprofundar cada vez mais esse processo”, afirmou. Na mesma linha, Chico da Pesca, uma das representações dos movimentos de pescadores presentes, salientou que “o destino do Pará está em nossas mãos, não podemos deixar nossa história voltar atrás”.

Ulisses Manassas, da coordenação do MST Pará lembrou que os movimentos sociais são sabedores das conseqüências enfrentadas quando os governos representam o que há de mais atrasado na sociedade brasileira.
A valorização da cultura popular foi salientada pela mãe de santo Oneide Monteiro Rodrigues (Mameto Nangetu) que declarou que somente no governo Ana Júlia os movimentos afro-religiosos conquistaram visibilidade no Estado. “Não podemos deixar voltar à exclusão que esses movimentos eram relegados. O governo anterior nunca valorizou a cultura popular”, disse Oneide.

A discriminação foi também o ponto principal destacado pela representante da LGBT, Janaina Oliveira, lembrando ainda que as políticas públicas adotadas nessa área pelo governo estadual estão servindo de referência para outros estados. “São avanços conquistados e não podemos perder”.

Entre os parlamentares presentes, o deputado federal Paulo Rocha (PT) também pontuou que os governos Lula e Ana Júlia são consequências diretas da organização dos movimentos sociais e que a organização do povo nunca deve parar. Finalizando João Batista, presidente do PT e coordenador da campanha Ana e Dilma, fez um resumo geral reafirmando que “a razão da nossa existência se retrata nesse encontro, que é o da inclusão social”.

Confirmação de apoio – As entidades presentes no encontro que reafirmou apoio a Dilma e Ana Julia, neste sábado, 16 de outubro, foram: Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Pará (Fetagri); Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf); Central Única dos Trabalhadores; Central de Movimentos Populares; Movimento Nacional de Luta pela Moradia; União Nacional por Moradia Popular; Movimento da Juventude; Comunidade Allan Kardec; Comunidade Quilombola Unidos do Rio Capim; Colônias de Pescadores de: São Domigos do Capim, Icoaraci, Curralinho, Ananindeua, Bagre e Portel; Conselho Nacional de Extrativistas; Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará; Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense; Conselho Nacional dos Seringueiros; Sindicato das Organizações das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará; Movimento LGBT; Movimento Negro, Movimento Estudantil, Movimento Praça de Alimentação/Belém. O deputado Miriquinho Batista também participou da programação.


COMPARTILHEM !!!


0 Response to "Lideranças dos movimentos sociais do Pará reafirmam apoio a Dilma e Ana Julia"

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Revista

Revista

Seguidores